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RELATÓRIO DA SITUAÇÃO MUNDIAL DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2013 APOIANDO UMA DÉCADA DE AÇÃO Brasília, 12 de Agosto de 2013 Roberto Colombo/ Victor Pavarino.

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1 RELATÓRIO DA SITUAÇÃO MUNDIAL DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2013 APOIANDO UMA DÉCADA DE AÇÃO Brasília, 12 de Agosto de 2013 Roberto Colombo/ Victor Pavarino Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental Opas/OMS Brasil

2 E NTRE OS PRINCIPAIS ENCAMINHAMENTOS DA C ONFERÊNCIA NA R ÚSSIA : A Carta de Moscou, convidando Assembleia Geral da ONU a declarar a Década de Ação para a Segurança no Trânsito ; Aplicar recomendações do Relatório da Situação Mundial da Segurança no Trânsito (2009) Anúncio do Projeto Road Safety in Ten Countries RS-10 (no Brasil, Projeto Vida no Trânsito)

3 Com a proclamação da Década, em maio 2011, uma das atribuições dadas pela ONU à OMS foi a de acompanhar o progresso da Década de ações. Os Relatórios da Situação Mundial da Segurança no Trânsito foram pensados como instrumentos de monitoramento da Década.

4 O R ELATÓRIO DA S ITUAÇÃO M UNDIAL DA S EGURANÇA NO T RÂNSITO 2013: APOIANDO UMA DÉCADA DE AÇÃO informe baseado em dados consensuados por grupos nacionais multisetoriais. Objetivos: descrever a situação nos países; usando uma metodologia uniformizada; Avaliar o progresso desde a publicação do Relatório de 2009; Identificar lacunas em aspectos como dados, legislação, políticas, gestão, entre outros; Servir de linha de base para monitorar o avanço da Década.

5 Participação de 182 países cobrindo 6,8 bilhões de habitantes (98% da pop. mundial)

6 Resumo Geral da situação

7 Entre , as mortes no trânsito diminuíram em cerca da metade dos países, mas aumentou na outra metade – principalmente nos países de baixa e média renda. Ao final do período, o total de mortes não cresceu, considerando-se ainda o acréscimo de 15% no número global de veículos. Mas a cifra de 1,24 milhão de óbitos no trânsito mantém-se inaceitavelmente alta;

8 Principais pontos da região das américas

9 En el estudio participaron 32 de los 36 Estados Miembros de la Región de las Américas, (98,5% de población de la Región ) En defunciones en la Región de las Américas. La tasa de mortalidad promedio para la Región fue de 16,1 por habitantes. No Brasil a Taxa por habitantes e 22,5 11,0 en Norteamérica (min) 22,2 en el Caribe de habla hispana (max) Principales víctimas en todas las subregiones excepto en Norteamérica, donde los ocupantes de automóviles son las principales víctimas: Peatones (23%) Motociclistas (15%) Ciclistas (3%) P UNTOS CLAVE LOS TRAUMATISMOS CAUSADOS POR EL TRANSITO

10 Tasas de mortalidad causada por el tránsito por habitantes en la Región de las Américas, por subregión, 2010 Fuente: Global Status Report on Road Safety 2013 Nota: Paises que participaron por subregion: Norteamérica: Canada, Estados Unidos de America; Caribe de habla hispana: Cuba, Republica Dominicana; Caribe de habla inglesa: Bahamas, Barbados, Dominica, Guyana, Jamaica, Saint Kitts y Nevis, Santa Lucia, San Vicente y las Granadinas, Suriname, Trinidad y Tabago; Cono Sur: Argentina, Brasil, Chile, Paraguay, Uruguay; Mesoamérica: Belice, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Mexico, Nicaragua, Panama; Subregión Andina: Bolivia, Colombia, Ecuador, Peru, Venezuela. Tasas de mortalidad de Antigua y Barbuda, Granada, Haiti y Puerto Rico obtenidas de la base de datos de la Organización Mundial de la Salud.

11 N ORMAS DE SEGURIDAD DE LOS VEHÍCULOS Cinturones de seguridad frontales/traseros en: automóviles nuevos fabricados o ensamblados en el país 10 países automóviles nuevos importados 23 países automóviles importados usados 22 países Menos de una cuarta parte de los países tienen normas de: frenos antibloqueo control electrónico de estabilidad bolsas de aire Normas internacionales o regionales de seguridad para los automóviles 19 países

12 Fuente: Global Status Report on Road Safety 2013 Proporción de vehículos registrados en comparación con la proporción de muertes causadas por el tránsito en la Región de las Américas, por subregión, 2010

13 Definición de legislación integral sobre velocidad Subregión Andina (n=5) Caribe de habla hispana (n=2) Mesoamérica (n=8) Caribe de habla inglesa (n=10) Norteamérica (n=2) Cono Sur (n=5) Número total de países (n=32) Una ley nacional que fije el límite de velocidad en zonas urbanas en 50km/h y que permita que las autoridades locales puedan reducir el límite de velocidad donde sea apropiado L EYES INTEGRALES

14 Definición de legislación integral sobre conducción en estado de ebriedad Subregión Andina (n=5) Caribe de habla hispana (n=2) Mesoamérica (n=8) Caribe de habla inglesa (n=10) Norteamérica (n=2) Cono Sur (n=5) Número total de países (n=32) Una ley nacional de conducción en estado de ebriedad basada en la concentración de alcohol en la sangre, en la que se fije como límite para la población general 0,05 g/dl Leyes integrales continuación…

15 Definición de legislación integral sobre el uso del casco Subregión Andina (n=5) Caribe de habla hispana (n=2) Mesoamérica (n=8) Caribe de habla inglesa (n=10) Norteamérica (n=2) Cono Sur (n=5) Número total de países (n=32) Una ley nacional sobre el uso del casco para motociclistas que abarque a todos los motociclistas y pasajeros de motocicletas, al igual que todos los tipos de caminos, y que requiera un nivel de seguridad internacional o nacional para los cascos L EYES INTEGRALES CONTINUACIÓN …

16 Definición de legislación integral sobre el cinturón de seguridad Subregión Andina (n=5) Caribe de habla hispana (n=2) Mesoamérica (n=8) Caribe de habla inglesa (n=10) Norteamérica (n=2) Cono Sur (n=5) Número total de países (n=32) Una ley nacional sobre el uso del cinturón de seguridad que se aplique a todos los ocupantes del automóvil (asientos delanteros y traseros) *521

17 Definición de legislación integral sobre el uso de dispositivos de retención para niños Subregión Andina (n=5) Caribe de habla hispana (n=2) Mesoamérica (n=8) Caribe de habla inglesa (n=10) Norteamérica (n=2) Cono Sur (n=5) Número total de países (n=32) Una ley nacional sobre dispositivos de retención para niños L EYES INTEGRALES CONTINUACIÓN …

18 P RINCIPALES R ECOMENDACIONES Establecer comités consultivos nacionales u organismos que coordinen la seguridad vial, proporcionándoles la autoridad necesaria y los recursos para promover medidas de seguridad vial. Promover la formulación de políticas y el desarrollo de infraestructura que favorezcan el transito seguro para los usuarios vulnerables de las vías de transito como los peatones, los ciclistas y los motociclistas en las carreteras y las vías urbanas. Reducir la contribución de los factores de riesgo (velocidad, consumo de alcohol, teléfonos móviles) a los traumatismos causados por el transito y aumentar el uso de equipo de protección (cascos, cinturones de seguridad y dispositivos de retención para niños) al ejecutar y hacer cumplir estrictamente las leyes integrales sobre los factores de riesgo y de protección.

19 P RINCIPALES R ECOMENDACIONES CONTINUACIÓN … Mejorar las políticas de transporte masivo al dar mayor énfasis a los principios de la seguridad, la equidad y la accesibilidad. Crear sistemas de vigilancia o fortalecer los existentes para mejorar la calidad de los datos sobre los grupos y las zonas de mayor riesgo de traumatismos causados por el transito. Promover requisitos técnicos de seguridad mejorados para los vehículos nuevos, incluidas las motocicletas. Prohibir la circulación de los vehículos que no cumplan los requisitos de seguridad.

20 R ECOMENDACIONES A DICIONALES Organizar e integrar los servicios de atención prehospitalarios para las victimas de traumatismos causados por el transito y mejorar el acceso a estos servicios, así como a la rehabilitación. Brindar apoyo a un método multisectorial que promueva la prevención de los traumatismos causados por el transito. Entender mejor los costos económicos y sociales de prevenir los traumatismos causados por el transito, así como los costos de atender a las victimas de traumatismos causados por el transito.

21 Pontos Principais do informe globai

22 35 Países aprovaram novas leis, mas apenas 28 países (7% da pop. Mundial) têm leis adequadas para os 5 principais fatores de risco no trânsito

23 Países de Renda Média* com crescentes índices de motorização, são os mais atingidos *PNB entre US$ , por critérios do Banco Mundial

24 Países de Renda Média: respondem por 80% das mortes no trânsito, embora detenham pouco mais da metade da frota registrada.

25 Overall Global Rate: 18/ hab.

26 Mortalidade por hab. por regiões da Organização Mundial de Saúde

27 Apenas 59 países apresentam limite máximo de 50 Km/h em vias urbanas e a possibilidade de as autoridades locais (Estado/Município) reduzi-lo

28 Apenas 89 países apresentam alcoolemia menor ou igual 0.05 g/dl.

29 90 países apresentam têm leis que obrigam todos os ocupantes de motos/ciclomotores a utilizarem capacetes que seguem padrões de segurança aferidos em todas as vias de tráfego.

30 111 países têm leis que obrigam o uso de cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículos.

31 Metade dos países determina mecanismos de retenção para crianças, mas a fiscalização é fraca

32 Poucos países avaliaram a fiscalização dos fatores de risco como boas (notas 8 ou +, em uma escala de 0-10)

33 Metade das mortes estão entre os usuários mais vulneráveis

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35 Apenas 35% dos países têm política de promoção ao ciclismo e deslocamentos a pé

36 S EGURANÇA V EICULAR 52 países fizeram parte do Fórum das Nações Unidas para a Harmonização das Regulamentações aplicáveis a Veículos, em 2010; Apenas 30 países fazem parte de Programas de Avaliação de Novos Carros; Poucos veículos são projetados tendo em mente o usuário da via vulneráveis;

37 A TENÇÃO P ÓS -A CIDENTE Para cada pessoa um que morre no trânsito, 20 ficam feridos. Um cada 20 dos feridos terá deficiência Apenas 111 países têm número de emergência nacional universal. Só 59 países têm um serviço de emergencia capaz de atender mais de 75% dos feridos. Menos de 2/3 dos médicos e enfermeiros <50% são treinados em cuidados de emergência em países de média e baixa renda.

38 D ADOS A maioria dos países (71%) contam com sistemas de dados provenientes apenas da polícia; poucos (17%) integram as bases de dados; 50% dos países utilizam adefinição de 30 dias para classificar óbito no trânsito; Apenas 104 países informaram dados robustos (em termos de cobertura e abrangência); Para 78 países estimativas comparativos tiveram que ser gerado usando um modelo estatístico.

39 R ECOMENDAÇÕES O ritmo da mudança nas leis está muito lento: aumentar a adoção de leis abrangentes. Aplicação de leis de ríogidas é essencial para o sucesso e deve ser combinada com a conscientização da população. A Redução das mortes de trânsito requer maior consideração sobre necessidades dos pedestres, ciclistas e motociclistas. É igualmente necessário a adoção de infra- estruturas mais seguras, implementar padrões de teste de segrunça veicular padrão, bem como melhorar o atendimento pós-acidente e bancos de dados.

40 I MPORTANTE : Os Dados dos países não são necessariamente comparáveis, à medida que diferentes definições e períodos foram utilizados (estes são assinalados nas notas de rodapé). Para mais dados comparáveis ver quadro A2 no Anexo Estatístico do Relatório.

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44 Roberto Colombo / Victor Pavarino Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental Setor de Embaixadas Norte - Lote 19 Brasília-DF - CEP: Tel /91503; Cel / / Obrigado!


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